Facebook desativa recurso que permitia achar usuários por GPS 

O Facebook tirou do ar uma ferramenta lançada nesta semana que permitia às pessoas encontrarem outros usuários da rede que estivessem próximos a elas usando o GPS do smartphone. Um porta-voz do Facebook disse à revista Wired que o recurso não era oficial, mas apenas "algo que alguns engenheiros estavam testando". Alguns usuários questionaram a rede sobre a falta de privacidade da função.

A funcionalidade rastreava o local do usuário e listava todos os outros membros da rede que estavam próximos e usando a ferramenta. "Como todos os testes, alguns são lançados como produtos completos, outros não. Não há mais nada a dizer sobre isso por enquanto, mas vamos comunicar a todos quando houver", afirmou o porta-voz da rede social.

De acordo com o engenheiro que desenvolveu a ferramenta, Ryan Patterson, o recurso foi criado em um hackathon, uma maratona hacker do Facebook. Ele disse ao site TechCrunch que o uso ideal do recurso, originalmente chamado de "Friendshake", é poder manter contato com um grupo de pessoas que o usuário conheceu recentemente. "A pesquisa do Facebook pode ser eficaz, assim como compartilhar seus cartões de visita, mas essa ferramenta fornece uma maneira muito mais fácil de trocar informações de contato com várias pessoas com um mínimo de desgaste", disse.