Empresa lança lentes oftálmicas que não embaçam

Cada vez mais os usuários de óculos podem aliar os mais variados tipos de armações, das tradicionais às fashions, com lentes de alta tecnologia e que proporcionam conforto visual. Porém, poucos se lembram o quanto as lentes embaçam em várias situações cotidianas e o quanto isso os incomoda nas tarefas simples do dia-a-dia, como abrir uma panela e ter as lentes dos óculos totalmente embaçadas pelo vapor. 

Um exemplo rotineiro é simplesmente sair de um ambiente frio, com ar-condicionado, para o calor e já estão lá óculos com lentes embaçadas e a visão bloqueada. A mudança de temperatura do corpo em uma simples corrida no inverno, o uso do capacete para andar de moto e tantas outras situações podem incomodar quem utiliza óculos de grau.

Atenta às necessidades dos usuários e com o objetivo de eliminar o embaçamento, a multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes Varilux® e do anti-reflexo Crizal®, desenvolveu pioneiramente em seu departamento de Pesquisas e Desenvolvimento uma nova categoria de lente oftálmica (lente para óculos de grau) que elimina o embaçamento, a Optifog.

O embaçamento é formado pelas micro gotículas de água presentes na umidade do ar que se acumulam na superfície das lentes quando há uma mudança brusca de temperatura entre dois ambientes. Para ativar a propriedade anti-embaçamento, os usuários devem aplicar uma gota do Ativador Optifog em cada lado da lente Optifog e espalhar em toda a superfície com um pano de microfibra. A proteção contra o embaçamento é duradoura e pode se estender por até uma semana, caso as lentes não sejam molhadas. 

“Simples assim”, afirma o presidente da Essilor América Latina, Tadeu Alves, acrescentando que, em pesquisa com mais de 1.500 usuários de óculos realizada em 7 países,  75% dizem que gostariam de ter uma solução anti-embaçamento para suas lentes com o objetivo de melhorar a sua visão.

Segundo Tadeu, a lente Optifog possui ainda resistência a arranhões e poeira, facilidade de limpeza e pode ser usada por pessoas com todos os tipos de necessidades de correção visual, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada. Além disso, ela pode ser utilizada em lentes polarizadas Xperio® (lentes para óculos escuros). Ele afirma que o objetivo da empresa é sempre buscar tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos usuários de óculos. 

Para ele, o setor oftálmico está em constante evolução, e vem mostrando um crescimento promissor no que diz respeito à inovação. “Nesse contexto, a Essilor investe anualmente cerca de 150 milhões de Euros em P&D para lançar novas lentes e tecnologias adicionais. São mais de 550 pesquisadores distribuídos em três centros de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivos localizados na França, Estados Unidos e Singapura”, conclui Tadeu.