Telas "inquebráveis" da Samsung podem chegar no ano que vem

A Samsung, assim como Sony e Nokia, já apresentou conceitos de telas flexíveis, que podem ser dobradas e enroladas. Mas todas sempre pareceram mais uma ideia interessante do que um componente com aplicação em um dispositivo útil. Agora, segundo o Mashable, a sul-coreana teria encontrado uma forma de fazer o display dobrável aparecer em um produto, e que pode chegar ao mercado em 2013.

O site americano relata que a Samsung registrou a patente do nome YOUM para sua linha de telas flexíveis. Descritas como baseadas em displays OLED, elas teriam o substrato de vidro e as camadas de encapsulamento substituídas por folhas de polímeros. Além de flexíveis, a constituição das telas YOUM seria também mais durável - inquebrável, de acordo a descrição da sul-coreana - e mais luminosa do que os dispositivos atuais. No site em sul-coreano da divisão de telas Samsung Mobile Display, a novidade também aparece como mais fina e mais leve.

Segundo o oled-display.net, o pedido de patente cita uma série de dispositivos em que a tela YOUM poderia ser usada, como monitores de computador e vídeo, receptores de TV, painéis de plasma, telefones móveis e telas de telefones móveis - assim mesmo, como dois produtos separados. Tocadores de MP3 e MP4, GPSs e câmeras de foto e vídeo também estão na lista, ao lado dos tablets, entre outras possibilidades.