Adidas vai recolher calçados para alimentar forno de cimento  

A Adidas acaba de lançar o Pegada Sustentável. O programa tem como objetivo reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de calçados esportivos e ainda disseminar os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Inicialmente, o descarte será feito nas sete lojas e 11 outlets da Adidas, na Grande São Paulo e capital. Em março o programa será ampliado para todo país.

Os interessados em participar do programa devem entregar o calçado sem uso em alguma loja da Adidas. O calçado velho não precisa ser da marca. O cliente então, assina um termo de doação do produto para reciclagem. Visando estimular a adesão, a Adidas dá um brinde ao doador. Nos três primeiros meses, participantes do programa vão receber um ingresso para visitar o Museu do Futebol, em São Paulo.

O Pegada Sustentável destina calçados sem uso para o RCRambiental, empresa de logística reversa e gestão ambiental, parceira da Adidas no projeto. O RCRambiental retalha o produto e o direciona a unidades que os tranformam em combustível que alimenta fornos de cimento. O calçado é integralmente aproveitado como fonte energética.