Facebook tem 37 mi de usuários no Brasil, revela companhia

O documento para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Facebook revelou que a rede social de Mark Zuckerberg fechou 2011 com 37 milhões de usuários ativos mensais, um crescimento de 268% em um ano. O número oficial da companhia é próximo aos dados de dezembro revelados pela comScore, que mede a audiência na internet e apontou a rede pela primeira vez à frente do Orkut no País.

"Há mais de 2 bilhões de usuários de internet globalmente, e nosso objetivo é conectar todos eles", diz o documento, diz o documento entregue à Securities and Exchange Commission para dar início à entrada da companhia na bolsa de valores, destacando que a estimativa de penetração do Facebook em países como Brasil e Índia é de 20% a 30%. O País, mostra o documento, é uma das estratégias do Facebook. "Continuamos a nos concentrar no crescimento da nossa base de usuários em todas as geografias, incluindo mercados grandes e relativamente menos penetrados como Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Coréia do Sul."

A rede social destaca o Google, o Twitter e a Microsoft como seus principais competidores, "que oferecem uma variedade de produtos de internet, serviços, conteúdo e ofertas de publicidade online". O documento destaca a concorrência com produtos sociais do Google, como o Google+, além de produtos regionais, como o "Orkut (de propriedade da Google) no Brasil e na Índia".

A última informação sobre número de usuários oficiais da rede no País havia sido divulgada em agosto, quando o Facebook anunciou a abertura de um escritório regional em São Paulo: 25 milhões.