Apple faz recall de mais de 11 mil iPods nano no Brasil 

A Apple protocolou uma campanha no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para troca de 11.154 unidades da primeira geração do iPod nano no País. 

O modelo, fabricado entre 2005 e 2006, apresenta problemas de superaquecimento da bateria e "em casos extremamente raros, pode apresentar faíscas nos seus contatos, causando um superaquecimento do referido aparelho", informou a Apple.

A possibilidade de acidente, segundo a empresa, aumenta na medida que a bateria se torna obsoleta. Os consumidores podem obter mais informações junto à empresa, por meio do telefone 0800 7610867 ou no site www.apple.com.br.

Acidentes

No começo de outubro, um iPod explodiu e pegou fogo no bolso de uma estudante em São Paulo. "Eu estava indo para a faculdade com o iPod no bolso da frente da calça jeans. Depois de quase meia hora de viagem, eu escutei um barulho e olhei pro lado, achando que alguém tinha estourado uma bombinha", afirmou Maria Emília Garcia Cunha, 22 anos, à época. "Quando eu vi, uma mulher estava batendo com a bolsa na minha perna para tentar apagar o fogo que saía do meu bolso", contou a jovem.

Em 2008, o Ministério do Comércio do Japão afirmou que o superaquecimento de iPods nano foi a causa de três incêndios no país. À época, o órgão disse que os incidentes podem ter sido provocado por um defeito na bateria dos aparelhos, a maioria vendidos no Japão entre setembro de 2005 e setembro de 2006.

Em outubro de 2007, o americano Danny Williams levou um susto quando viu seu iPod nano pegar fogo dentro do bolso de sua calça. Apesar do buraco na calça causado pelo aparelho em chamas durante cerca de 15 segundos, Williams disse que não se feriu porque foi protegido por uma folha de papel brilhante que também guardava no bolso junto com o aparelho. Em abril de 2007, um usuário publicou fotos de um iPod nano que teria pegado fogo enquanto carregava, na Austrália. O dono do aparelho diz que o tocador saltou da mesa e caiu no chão e ficou soltando faíscas e fumaça até ser desconectado do computador.