AT&T abandona plano de comprar a T-Mobile 

A principal operadora de telecomunicações americana, a AT&T, anunciou nesta segunda-feira que abandonou seu projeto de comprar a T-Mobile USA da Deustche Telekom, já que essa fusão de 40 bilhões de dólares chocou-se com a oposição das autoridades antimonopólio.

"Depois de ter estudado com atenção as opções, a AT&T decidiu com a Deutsche Telekom AG colocar fim à sua oferta de compra da T-Mobile USA, lançada em março", anunciou em comunicado.

"Os esforços da agência federal das Comunicações e do Departamento americano de Justiça para bloquear esta transação não mudam a realidade do setor americano das telecomunicações", completou a nota.

"É um dos setores mais competitivos do mundo, com uma necessidade crescente de frequências que não diminuiu e à qual é necessário fazer frente imediatamente. Uma fusão da AT&T e T-Mobile USA teria oferecido uma solução intermediária para essa escassez", afirmou a operadora, declarando que "os consumidores vão padecer" com a rejeição a essa fusão.

O Departamento de Justiça havia anunciado em 31 de agosto que ia discutir nos tribunais o projeto de compra por 39 bilhões de dólares, com o argumento de que prejudicaria a competição.