Sérvia e Kosovo fecham acordo sobre fronteira

BRUXELAS - Sérvia e Kosovo obtiveram um acordo nesta sexta-feira para a gestão compartilhada dos pontos de passagem de fronteira no norte de Kosovo, foco dos confrontos entre a população sérvia e a Força da Otan na região (KFOR), informou a União Europeia.

"As partes obtiveram um acordo sobre a proposta da União Europeia para a gestão comum dos pontos de passagem", revelou a UE. "Isto significa que as partes terão, progressivamente, postos de controle conjuntos, integrados e únicos em todas as passagens".

O processo "será aplicado progressivamente e da forma mais rápida possível".

A força da UE no norte de Kosovo (Eulex) "estará presente, conforme seu mandato", para supervisionar o acordo.

O tema dos postos de fronteira é um dos mais sensíveis das negociações iniciadas por Belgrado e Pristina esta semana em Bruxelas, dias após uma série de incidentes no norte de Kosovo.

Belgrado rejeita os postos de passagem, já que a Sérvia não reconhece a independência de Kosovo. Por outro lado, Pristina considera que são verdadeiros postos de fronteira.

O resultado das negociações poderá abrir caminho para a Sérvia obter o status de candidato à adesão à União Europeia, na cúpula europeia de 9 de dezembro.

Após a prisão por Belgrado dos criminosos de guerra Ratko Mladic e Goran Hadzic, procurados pelo Tribunal Penal para a ex-Iugoslávia, a candidatura sérvia à UE parece no bom caminho.