Instituições brasileiras são reconhecidas por contribuição científica

A Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/ MEC), realiza a primeira edição do Prêmio SciVal Brasil. O reconhecimento consagra nove instituições brasileiras que, juntas, produziram mais de 73 mil trabalhos em quatro anos e se destacaram pela representatividade no cenário. A cerimônia de entrega será realizada no dia 07 de dezembro, a partir das 19h, no Espaço Patrícia Buffet (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 01, Conjunto 01, Brasília.

O Prêmio homenageia instituições de ensino e pesquisa que mais contribuem para o desenvolvimento do país. As vencedoras foram selecionadas a partir de nove indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de gestão de produção científica  SciVal, da Elsevier, como número de artigos científicos publicados em revistas indexadas, colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento.

“Há seis anos, premiamos os grandes talentos da pesquisa científica brasileira. Nas edições anteriores, reconhecemos os pesquisadores. Este ano, serão consagradas as instituições que mais se destacaram em distintas categorias. O prestígio conquistado pela comunidade é mais do que devido. O Brasil experimenta, hoje, um novo patamar de desenvolvimento científico e tecnológico graças à efetiva articulação do governo federal com estados, municípios, iniciativa privada, comunidade científica e sociedade civil.”, diz Dante Cid, diretor regional de vendas e marketing da Editora Elsevier para a América do Sul.

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países de maior produtividade científica.

O Prêmio SciVal acontece também em outros países do mundo, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.