CTC/PUC-Rio promove pela primeira vez workshop de tecnologia infravermelha

 

A PUC-Rio sedia, de 5 a 9 de dezembro, o I Workshop de Tecnologia Infravermelha. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (DISSE), sediado no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), e tem como objetivo atrair alunos do ensino médio para as áreas de exatas, além de complementar a formação de alunos de pós-graduação das áreas de física, química, engenharia e ciências de materiais que estejam se especializando em tecnologia infravermelha. 

workshop tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal do Brasil, CAPES, FAPERJ, CNPq e FINEP. As inscrições são gratuitas para os alunos de ensino médio e, no caso de estudantes de pós-graduação e profissionais da área, os preços são R$ 100,00 (cem reais) e R$ 200,00 (duzentos reais), respectivamente.

A radiação infravermelha foi descoberta em 1809 pelo astrônomo inglês William Herschel. Além de compor a maior parte do calor do Sol, esta radiação também contribui com 50% da eficiência da luz solar e é usada pela ciência no combate de doenças como o câncer, auxiliando na detecção de tumores e em vários outros diagnósticos. No dia-a-dia, a tecnologia infravermelha, invisível ao olho humano, está presente nos dispositivos semicondutores responsáveis pelo funcionamento de controles remotos, por exemplo.

Escola em Tecnologia de Infravermelho

Alunos de mestrado e doutorado das áreas de física, química, engenharia e ciências de materiais poderão participar da “Escola em Tecnologia de Infravermelho”, que vai oferecer mini cursos e palestras sobre tecnologia infravermelha, além do desenvolvimento de atividades nos laboratórios do CTC/PUC-Rio.

As palestras programadas para o workshop, ministradas por renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, irão abordar de quais formas a tecnologia infravermelha pode ser aplicada nas áreas de saúde, meio ambiente e os reflexos de sua produção industrial.

Entre os pesquisadores e palestrantes, encontram-se nomes como:

Alain Quivy (Universidade de São Paulo)

Anna Michel (MIRTHE Center - Princeton, EUA)

Harald Schneider (Laboratório Helmholtz Zentrum Dresden-Rossendorf, Alemanha)

Jean Décobert (Alcatel – Thales III-V, França)

José Augusto Pereira da Silva (PipeWay Engenharia)

Marcelo Z. Maialle (Universidade Estadual de Campinas) 

Marcos H. Degani (Universidade Estadual de Campinas)

Nelson Studart (Universidade Federal de São Carlos) 

Patrícia Lustoza de Souza (PUC-Rio)

Paulo F. Farinas (Universidade Federal de São Carlos) 

Paulo Sérgio Soares Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais)

Roberto Jakomin (Laboratório de Fotônica e Nanoestruturas – LPN, França)

Empreendedorismo em destaque

Para a Profª Patrícia Lustoza, coordenadora do workshop, um dos objetivos do evento para os alunos de pós-graduação é ampliar o espírito empreendedor e auxiliar no desenvolvimento da tecnologia na universidade, permitindo ao Brasil crescer na área e se destacar como produtor de semicondutores.

“Muitos dos alunos de mestrado e doutorado seguem, naturalmente, a carreira acadêmica, mas é fundamental que sejam incentivados a abrirem suas próprias indústrias nas áreas em que estudam (spin offs) e desenvolvam dispositivos cada vez mais eficientes”, defende a professora.

Para isso, um dos palestrantes do workshop será José Augusto Pereira da Silva, Diretor-Presidente da PipeWay Engenharia, a única empresa do Hemisfério Sul a fabricar e operar equipamentos, com produção inteiramente nacional, para inspeção de dutos de óleo e gás e que utiliza a tecnologia infravermelha neste procedimento.

Divulgação científica exclusiva para alunos do ensino médio

Os alunos do ensino médio terão a oportunidade de acompanhar de perto as novidades científicas em quatro palestras gratuitas, especialmente voltadas para este público. A ideia é mostrar de forma criativa e atraente as novidades da área e despertar nos estudantes o interesse por carreiras de exatas. Entre os palestrantes, destaque para Nelson Studart, da UFSCar, também organizador do workshop e reconhecido profissional comprometido com o ensino da ciência no país, sendo editor da revista “Revista Brasileira de Ensino de Física” e seu respectivo suplemento semestral “Física na Escola”.

Serão apresentados aos alunos os seguintes temas: o mundo quântico, radiação infravermelha, materiais semicondutores e cristais fotônicos. Professores do CTC/PUC-Rio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vão palestrar nas tendas montadas na área externa da universidade.

Além do acesso as palestras, os alunos terão acesso a um inédito kit de infravermelho, totalmente produzido no CTC/PUC-Rio, onde serão feitas experiências ao vivo, com a possibilidade dos alunos interagirem.

Para se inscrever gratuitamente nas palestras, basta acessar o site www.irtworkshop.disse.org.br.

Seminário exclusivo para convidados do Centro Tecnológico do Exército (CTEx)

Haverá também o “Seminário de Tecnologia no Infravermelho” direcionado apenas a convidados do Centro Tecnológico do Exército (CTex). Nele, serão demonstradas pesquisas envolvendo a empregabilidade da tecnologia infravermelha no campo militar.   

Mais informações, acesse: www.irtworkshop.disse.org.br

Serviço:

Worshop de Tecnologia Infravermelha 

Data: de 5 a 9 de dezembro

Local: PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, nº 225, Gávea)

Site:  www.irtworkshop.disse.org.br 

E-mail: [email protected]