Após falha, BlackBerry oferece aplicativos grátis a clientes

A empresa canadense Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, oferecia nesta segunda-feira aplicativos gratuitos aos seus clientes depois que milhões de usuários em todo o mundo sofreram falhas no serviço na última semana.

A RIM anunciou que os clientes poderão baixar de forma gratuita uma seleção de seus aplicativos premium "por um valor total de mais de 100 dólares", incluindo jogos, programas de operação de Handsfree e outras ferramentas, "como uma expressão de agradecimento" da empresa por sua paciência e lealdade.

Os usuários terão até o fim do ano para aproveitar esta oferta.

Os serviços da rede da RIM para o popular smartphone foram afetados de forma intermitente por falhas durante três dias da semana passada na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia, Oriente Médio e África.

A RIM explicou que os problemas ocorreram devido a um "interruptor chave" na Europa, e a falhas no mecanismo de apoio, que impediram os usuários de enviar e-mails e mensagens de texto.

"Estamos muito agradecidos aos nossos clientes leais ao BlackBerry por sua paciência", disse o co-presidente da RIM, Mike Lazaridis, em um comunicado.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes e trabalharemos sem descanso para recuperar sua confiança. Estamos tomando medidas imediatas e agressivas para evitar que algo assim volte a acontecer", acrescentou.

A RIM tem cerca de 70 milhões de assinantes de BlackBerry em todo o mundo, e muitas empresas e governos dependem de suas redes e telefones para suas comunicações internas.