Inscrições para projeto Wayra encerram-se na próxima semana

As inscrições para participar do projeto Wayra Brasil, iniciativa da Fundação Telefônica para identificar e reter talentos no País, encerram-se no dia 23 de outubro. O Wayra - que significa vento no idioma quéchua - fornecerá recursos financeiros, infraestrutura, apoio à gestão e as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento de dez projetos a serem selecionados no País ainda em 2011.

"Muitos empreendedores deixam a América Latina para a Europa ou Estados Unidos porque não encontram apoio e recursos para desenvolver projetos em seus países de origem", diz em nota Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil. "Nossa expectativa é contribuir para reverter essa tendência e fixar talentos no continente para aumentar as chances de criação do maior número possível de 'vales do silício' em território latino-americano".

Além das instalações físicas, mentoring e apoio tecnológico, os dez projetos selecionados receberão um financiamento de entre US$ 30 e 70 mil, dependendo do nível de maturidade e das necessidades do projeto. Como contrapartida, a Telefônica será sócia minoritária, com participação em torno de 10% do negócio resultante de cada um. 

As inscrições para a primeira convocatória podem ser feitas até 23 de outubro, gratuitamente, no site www.wayra.org. Um grupo de especialistas da Telefônica escolherá 30 finalistas que, na primeira quinzena de novembro, serão comunicados para que preparem as questões logísticas para a fase final, bem como a exposição de seus projetos na web.