Google encerra Buzz, fecha Labs e descontinua mais produtos

O Google anunciou nesta sexta-feira (14) o fim do Google Buzz, tentativa da empresa de integrar redes sociais dentro do Gmail e anunciada em fevereiro do ano passado, "nas próximas semanas". 

Além do Buzz, a companhia informou que vai descontinuar outros produtos, como o Code Search, projetado para ajudar as pessoas a encontrem códigos-fonte abertos na web, o Jaiku, que permitia que os usuários enviassem atualizações para os amigos, além do fechamento do site do Google Labs.

Em post no blog oficial da empresa, o vice-presidente de produtos do Google, Bradley Horowitz, afirmou que a empresa aspira "construir grandes produtos que realmente mudam a vida das pessoas". 

"Para ter sucesso você precisa de foco real e pensar no que você vai trabalhar e, tão importante, no que você não vai trabalhar", escreveu.

O executivo afirmou que com o fim do Buzz, o Google quer se focar totalmente no Google+, sua mais recente investida nas redes sociais. Os recursos sociais do iGoogle também serão extintos. O Google Labs será desativado ainda nesta sexta-feira. Serviços como o Code Search, iGoogle e Jaiju serão encerrados em 15 de janeiro de 2012.