Nesta semana, a Microsoft liberou o app para Android e trouxe novidades para o webmail também. Mesmo com a ameaça chamada Gmail, o Hotmail é o maior serviço de webmail do mundo. O aplicativo do Hotmail tem notificações push como o Gmail e o Yahoo Mail, sincroniza seus contatos e calendário do Windows Live, e tem suporte a múltiplas contas. Com o app,o usuário de Android pode enviar fotos e anexos, além de organizar as mensagens em categorias, função nova no Hotmail (que o Gmail tem há anos).
Por sua vez, o Hotmail na web ganha algumas funções do Outlook, e finalmente recebe categorias - o equivalente aos marcadores (ou labels) presentes no Gmail. O Hotmail já separava automaticamente os e-mails de redes sociais e de grupos, mas agora, ele separa newsletters também, e permite que o usuário crie categorias próprias.
Do Outlook, o Hotmail ganha sinalizadores, aquelas bandeirinhas vermelhas, para fixar no topo da lista os e-mails que mais lhe interessam. O Hotmail também ganha "ações instantâneas", pequenos ícones na lista de mensagens que permitem deletar, sinalizar e limpar mensagens sem selecioná-las ou abri-las. Uma nova limpeza agendada age como um filtro, removendo mensagens de certos destinatários (como newsletters) alguns dias depois de recebidas. E, para ficar mais seguro, o Hotmail terá SSL ativado por padrão.
As novidades fazem parte de uma campanha para melhorar a imagem da marca, para que as pessoas não tenham vergonha de dizer que seu endereço de e-mail termina [email protected]. O Hotmail ainda detém o maior market share mundial, seguido pelo Yahoo Mail e pelo Gmail, de acordo com a empresa de pesquisa ComScore. Nos Estados Unidos, o Yahoo é líder, e neste ano, o Gmail ultrapassou o Hotmail e mantém um crescimento mais rápido, diz a ComScore citada pela CNN.
Na segunda-feira, a Microsoft reuniu jornalistas em uma galeria de San Francisco para mostrar, em slides de PowerPoint, como o Hotmail é rico em recursos, se não mais, tanto quanto o Gmail. Dick Craddock, um dos responsáveis pela apresentação e gerente do grupo responsável pelo serviço de webmail da Microsoft ainda lembra de quando, em 2004, a divisão Hotmail registrava um quarto financeiro deslumbrante. No mesmo ano, porém, nascia o Gmail, que com a busca do Google a um clique, deu início a derrocata do serviço. Segundo aCNN, a Microsoft está se esforçando para melhorar as filtragens automáticas e lançar diversas novas funções em poucas semanas.
As opções para e-mail gratuito estão prestes a aumentar, com outros gigantes da tecnologia fazendo propostas para o espaço que segue o seu nome e o símbolo "arroba". A Apple, por exemplo, deve discutir seu serviço iCloud nesta terça-feira e, talvez, dar acesso gratuito de e-mail ao seus clientes, neste caso, o [email protected]. Recentemente, o Facebook recentemente deu a cada um de seus 800 milhões de usuários o [email protected], mas poucas pessoas compraram a ideia.
De acordo com a CNN, o Hotmail está tentando escapar do que aconteceu com o Friendster, Myspace e AOL: eles simplesmente deixaram de ser "cool". Na verdade, eles eram menos confiáveis ??e menos capazes do que seus concorrentes e é por isso que a Microsoft está indo atrás.
Depois de alguns anos diante do crescimento rápido do Gmail após o seu lançamento às custas do Hotmail, a Microsoft mudou de curso. "Partimos para realmente investir no Hotmail e reconstruí-lo de baixo para cima", disse Chris Jones, vice-presidente que supervisiona vários aplicativos da Microsoft na internet no evento. Ganhar dinheiro diretamente com o Hotmail "não é a coisa mais importante para nós otimizarmos", disse Jones em uma entrevista. "A lição que aprendendemos algumas das empresas de internet de maior sucesso é que eles construiram algo valioso e duradouro". Essa noção, segundo Jones, a Microsoft aprendeu com o Google, seu rival, e com o Facebook, seu parceiro.