Com foco na inovação, Telefônica lança projeto Wayra no país

O presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, durante a 13ª edição da Futurecom, realizada em São Paulo, anunciou o projeto Wayra, que tem como objetivo "identificar e reter talentos" no Brasil e outros países da América Latina, com foco no estímulo e descoberta de serviços inovadores. Na primeira etapa, serão selecionados 10 projetos que receberão, cada um, entre US$ 30 e US$ 70 mil, incluindo recursos financeiros, infraestrutura e mentoring para favorecer o desenvoldimento das ideias. Wayra significa "vento" no idioma quéchua.

De acordo com Carlos Domingos, da Telefônica I+D Espanha, a expectativa é que o Brasil supere o número de projetos inscritos na Argentina e no Uruguai, que chegou a cerca de 800. Segundo a Telefônica, o projeto já está em andamento na Espanha, México, Colômbia, Argentina e Uruguai. Além do Brasil, o Peru também está recebendo inscrições.

"O Wayra é uma grande oportunidade para os empreendedores brasileiros de contar com o apoio de empresas como a Telefônica e a Vivo no Brasil para que realizem seus projetos. Vamos prestar financiamento para espaço físico, apoio tecnólogico para pesquisa e desenvolvimento e também ajuda em temas como o de negócios. Temos uma grande expectativa, porque na Argentina e no Uruguai, que são países menores, temos mais de 800 projetos. Espero que no Brasil, um país grande, com mais empreendedores e mais inovadores, tenhamos mais de 1 mil na primeira captação de projetos", afirmou Domingos.

O presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, destacou a importância do Wayra no País e espera que, no futuro, os projetos possam se tornar empreendimentos de êxito.

"Estamos muito otimistas com o projeto Wayra no Brasil. É um movimento que se enquadra dentro desse contexto de inovação, que foi iniciada há alguns anos atrás com centros de inovação, e possivelmente vai ter ainda outros movimentos no sentido de tentar trazer para a Telefônica o que há de mais importante dentro da inovação na América Latina e especialmente no Brasil", afirmou Valente.

As inscrições gratuitas já estão abertas, com número ilimitado, e podem ser feitas pelo site www.wayra.org, por equipes de até quatro empreendedores. O prazo termina no próximo dia 23 de outubro e o anúncio dos 10 selecionados será no dia 25 de novembro.

De acordo com a Telefônica, os 10 selecionados vão trabalhar durante seis meses na Academia Wayra, onde terão acesso a suporte tecnológico, assessoria jurídica, mentoring e contatos para negócios.