Novo site facilita contratação de serviços pela internet

Com o corre-corre que a maioria das pessoas enfrenta, fica difícil encontrar mais um espaço na agenda apertada para contratar serviços como, por exemplo, a reforma de um imóvel ou a organização de uma festa. O mercado online, que veio para facilitar e agilizar os compromissos, também apresenta opções que atendem tanto quem procura quanto quem oferece serviço. 

E a novidade chegou aqui no Brasil através do site eupreciso.net, uma nova vertente de negócios que facilita a pesquisa de orçamento e a contratação de serviços pela internet e reúne profissionais e prestadores de serviços autônomos, em mais de 150 especialidades entre restauradores, pintores, eletricistas, pedreiros e até personal trainners. Trata-se de uma espécie de listas amarelas online. O site ainda oferece resultado de antecedentes como garantia ao consumidor. 

Busca aprovada

A advogada Luciana Meirelles, moradora de Botafogo, na Zona Sul do Rio, já utilizou o site mais de uma vez, para contratar os serviços de pintor, "desmontador" de móveis e eletricista.

"No começo fiquei receosa em usar o serviço, porém, resolvi arriscar. Eu tive uma grata surpresa, tanto com a qualidade quanto pela educação, seriedade e postura dos profissionais. O que me convenceu a contratá-los foi o currículo apresentado por todos que responderam a minhas solicitações", conta.

Para a advogada, o serviço funciona principalmente pela preocupação com a satisfação do cliente.  "Os responsáveis pelo site procuram saber sobre o serviço executado, se agradou. Esse contato contou muito positivamente para que continuasse utilizando os serviços".

O empresário Francisco Chagas Neto, proprietário de uma lan house em Madureira, é mais um usuário que comprovou a eficácia do eupreciso.net.  “Estava para inaugurar a loja e buscava um instalador para o ar-condicionado. Joguei em sites de busca e pude verificar que essas empresas cobravam muito caro. Por acaso encontrei o site do eupreciso.net e achei interessante. Após o cadastro recebi quatro propostas. Dentre elas escolhi a mais em conta”, afirma.

Embora acostumado a fazer compras pela internet, por ser um site novo ele decidiu arriscar.  “Fui na sorte. Estava precisando do serviço urgente e decidi tentar tudo. Quando fiz o cadastro o Marcelo (sócio do site) ligou para confirmar. Quando foi postada a primeira proposta ele já me ligou informando que havia uma proposta antes mesmo de eu ver. É bacana, porque ele cria uma ligação e parceria com o cliente, há um intercâmbio”.

Marcelo Bettencourt, um dos sócios da empresa eupreciso.net conta que, com o aperfeiçoamento do site, ele percebeu que precisava de um apoio para dar o pontapé inicial. “Tivemos algumas dificuldades inicias de adaptação ao mercado brasileiro. Aqui no país há uma certa dificuldade em relação à internet, um tipo de desconfiança para contratar serviços online. Conforme formos tendo sucesso com a contratação no nosso site, vamos transformando essa cultura”, explica.

Como se cadastrar

Para o usuário que está em busca de um serviço basta apenas uma etapa para o cadastro, fazendo um registro básico com algumas informações do serviço que deseja. O endereço do usuário só é fornecido quando ele decidir contratar o profissional. 

Já para o profissional há duas etapas: o cadastro básico e, em seguida, é ativado um perfil onde é escolhida a categoria em que se encaixa. É possível ter mais de um perfil. Nele, o profissional faz uma descrição da empresa ou dos seus serviços, colocando uma foto dele e de um trabalho que tenha realizado. 

“Notamos que a maioria dos casos de sucesso não foram conquistados pelo menor orçamento, mas sim pelo melhor perfil. Os clientes escolheram aqueles que tinha o perfil mais completo. Em números, isso representa cerca de 70% das solicitações”, esclarece Marcelo.

Como funciona

- O consumidor preenche um cadastro simples e gratuito;

 - Escolhe o profissional/serviço do qual precisa, horário, local e imagens (opcionais) e descreve brevemente o serviço;

- O site alerta os fornecedores locais por SMS (mensagem de texto por celular) e e-mail. Eles recebem o pedido e enviam o orçamento;

- Quando completar cinco orçamentos, um SMS é enviado para avisar o consumidor que ele já pode iniciar a seleção;

- O consumidor compara os preços e perfis profissionais e contrata o serviço online.