No Twitter, brasileiros reclamam das filas. Espera em shows lidera ranking

Um estudo feito pela empresa E.life, especializada em gestão de redes sociais, aponta o grau de descontentamento dos brasileiros com filas de espera, a partir dos desabafos postados via Twitter.

Entre 28 de julho e 11 de agosto – período em que foi realizado o levantamento - as categorias shows, bancos, cinemas e lanchonetes em escolas foram, respectivamente, as mais reclamadas pelos usuários do microblog em um total de 126.787 tweets com a palavra "fila”.

Os shows, líderes no ranking de queixas dos internautas, são citados em 7.835 mensagens como os locais onde ocorrem filas. Durante o levantamento, os espetáculos que movimentaram o Twitter com mensagens sobre a dificuldade no acesso foram os da cantora Avril Lavigne e da banda Restart, nesta ordem.

A segunda categoria com maior número de tweets sobre o tema é a de bancos, com 6.198 posts mencionando demora no atendimento. Durante todo o período analisado, os horários entre 14h e 15h, isto é, após o almoço, foram os que mais registraram mensagens sobre filas nas agências. Por meio das informações de localização dos usuários do Twitter, o estudo aponta que os depoimentos sobre filas em bancos se espalham pelo Brasil. Os Estados com maior número de menções neste aspecto foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Brasília.

Os cinemas representam o terceiro segmento com maior repercussão sobre filas no Twitter, mencionados em 1.704 tweets. As férias escolares e as estreias dos filmes “Capitão América” e “Smurfs” contribuíram para que o volume de espectadores fosse alto no período.

Em seguida, estão mensagens sobre filas em lanchonetes de escolas. As aulas foram retomadas justamente na metade do período em que a análise foi realizada e geraram tweets sobre as filas nas “cantinas”. O buzz, neste caso, também pode ser associado ao crescente número de jovens que tem se cadastrado no microblog.