Facebook planeja nova sede e quer abrigar 9,4 mil pessoas

O Facebook mal começou a transferir seus 1,5 mil funcionários de Palo Alto para Menlo Park, onde adquiriu o complexo da Sun Microsystems, e já tem planos de expandir sua sede. De acordo com o jornal local Mercury News, a maior rede social do mundo entrou com consultas junto à prefeitura da cidade californiana para a construção de um segundo conjunto de prédios, até agora chamado de West Campus.

O Facebook também teria pedido aprovação dos órgãos municipais para que seus dois complexos, ambos às margens da autoestrada 84, possam abrigar até 9,4 mil funcionários. O East Campus, com capacidade para 6 mil pessoas, já tem autorização para receber 3,6 mil colaboradores, lotação que deve ser atingida entre a metade e o final do ano que vem, de acordo com uma notificação que a empresa de Mark Zuckerberg teria enviado à cidade de Menlo Park, segundo Justin Murphy, gerente de serviços de desenvolvimento do município.

O West Campus será construído no terreno de 22 hectares do outro lado da rua do East Campus, a sede recém-adquirida pelo Facebook. A intenção é ligar os dois espaços por um túnel subterrâneo, e embora as obras devam começar apenas no início de 2013, a rede social foi solicitada a já apresentar os planos para o local. O projeto preliminar contempla cinco prédios de três e quatro andares, com um total de 39,3 mil metros quadrados construídos para 2,8 mil pessoas, além de um edifício de estacionamentos com cinco pisos. "Já temos o delineamento dos prédios e da infraestrutura, mas ainda vamos trabalhar sobre o design final, e estamos muito animados com o potencial da área", afirmou um porta-voz do Facebook, Slater Tow, ao Mercury News.

O complexo está sendo planejado no estilo dos escritórios do Google: uma cafeteria assinada pela Roman & Willians Interiores, de Nova York, uma tela de projeção de dois andares no jardim central, lavanderia, churrasqueira, e até consultório médico, entre outras facilidades. O projeto também substitui as portas comuns por aberturas no estilo das de garagem, uma referência do Facebook ao marco do Vale do Silício, já que muitas das grandes empresas de tecnologia de hoje surgiram no local onde se guarda o carro. O incentivo a criatividade, colaboração e inovação parece ser o espírito dos campi: a rodovia que contorna o complexo East, por exemplo, já foi até renomeada de "Estrada de Rede" para "Estrada Hacker".

Os planos de ampliação da nova sede em Manlo Park evidenciam o crescimento virtuoso do Facebook, tanto em número de acessos - hoje, há mais de 750 milhões de membros - quanto de receita - principalmente com a expectativa de que a venda de ações na bolsa inicie em 2012.