Microondas permitem desenvolver computador quântico

Um grupo de cientistas apresentou nesta quarta-feira inovações que poderiam simplificar o desenvolvimento de futuros computadores quânticos, máquinas que seriam muito mais rápidas do que as atuais. Com a descoberta, vai ser possível conceber computadores quânticos pequenos como um smartphone e máquinas sofisticadas que poderiam ser reduzidas ao tamanho de um PC de escritório

Segundo estudo publicado na revista científica britânica Nature, um grupo de físicos conseguiu, pela primeira vez, intrincar os íons (átomos portadores de cargas elétricas), de forma que toda ação sobre um dos íons dá, instantaneamente, uma informação sobre seu "gêmeo", independentemente da distância que os separa. Isto se conseguiu manipulando-os com microondas ao invés dos habituais raios laser.

Para os futuros computadores quânticos, uma tecnologia de microondas miniaturizada similar à utilizada nos smartphones poderia substituir as volumosas e custosas instalações a laser, segundo comunicado do Instituto Nacional de Normas e da Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos, ao qual pertencem os autores do estudo.