LG e Millenniata criam disco óptico quase indestrutível

A LG e a Millenniata estão desenvolvendo um disco óptico quase indestrutível. O M-Disc, como é chamado, é constituído de um material que teria as características minerais de uma rocha, segundo o site do El País. A intenção de criar o produto é superar uma das principais desvantagens de CDs e DVDs, que podem ser danificados e deixar os dados armazenados inacessíveis.

Em vídeos apresentados pelas desenvolvedoras, a novidade aparece sendo mergulhada em uma solução de nitrogênio líquido e em um recipiente com água a 80°C, sem que haja danos aparentes. Um DVD comum, que teria vida útil de 50 a 100 anos, acaba destruído nas mesmas situações.

De acordo com as marcas, o M-Disc poderia ser lido pelos equipamentos atuais, que necessitariam de uma simples atualização de firmware. Já para gravar dados no disco será preciso um novo equipamento. São cerca de 15 minutos para salvar 4,7 Gb, e não há possibilidade de apagar os dados ou gravar uma segunda leva de arquivos.

A capacidade de armazenamento, por enquanto, é semelhante a de um DVD, mas as fabricantes afirmam que poderá chegar a de um disco Bluray. O preço sugerido por LG e Millenniata é de cerca de US$ 3 por M-Disc.