Astronautas do Endeavour concluem terceira saída espacial

Dois astronautas do ônibus espacial Endeavour concluíram nesta quarta-feira a terceira das quatro saídas programadas pela missão, depois de terem feito alguns trabalhos de manutenção no lado russo do laboratório orbital, indicou a Agência Espacial Americana (Nasa).

Os americanos Andrew Feustel e Mike Fincke terminaram sua saída ao espaço de seis horas e 54 minutos às 12h37 GMT (09h37 de Brasília), informou a agência.

A saída espacial -a terceira de quatro programadas durante a última missão do ônibus espacial Endeavour- estava destinada a concluir a instalação de um sistema externo de antena wireless e a consertar peças da parte russa da estação espacial.

"Eles completaram todas as tarefas previstas: a instalação de cabos para aumentar a força do sistema elétrico na parte russa da estação e do sistema externo de antena wireless que Feustel e Greg Chamitoff iniciaram em sua primeira saída espacial", indicou a Nasa.

Os astronautas ensaiaram um novo procedimento em sua preparação para esta saída, evitando que a noite anterior fosse passada na sala de descompressão da ISS.

A última saída espacial dos astronautas do Endeavour está programada para sexta-feira.