Filhote de macaco-aranha rejeitado pela mãe é cuidado pela avó

Um filhote fêmea de macaco-aranha de quase cinco meses está quase sob os cuidados de sua avó. Estela, como é chamada, nasceu no dia 17 de janeiro, no zoológico de Melbourne, na Austrália. Logo após o nascimento, a mãe de Estela, Sunshine não foi capaz de cuidar do filhote devido ao parto complicado.

Os tratadores estão estimulando a avó, Sonya, a cuidar do filhote. Sonya não tem filhotes desde o nascimento de Sunshine em 1987. "Estamos trabalhando para estimulá-la em seus instintos maternos e observamos um progresso", disse Jess McKelson, supervisora do setor dos primatas do zoo.

Isso foi observado pelo tratamento diferenciado que Sonya vem tendo com Estela, como sentar ao lado dela e colocar o rabo em cima de sua cabeça para tranquilizá-la. "Assim que estivermos confiantes de que Estela está bem o bastante, a transferiremos para a área onde Sonya vive", acrescentou.

A preocupação dos tratadores na criação é de que Estela aprenda como se portar como um macaco-aranha - por exemplo, aprender as vocalizações de sua espécie através de sua avó. Antes da aproximação com Sonya, o filhote estava sendo cuidado integralmente pelos tratadores do zoo.