Carros com sistemas da BlackBerry integrados roubam a cena nos EUA

O BlackBerry World, evento que termina nesta quinta-feira em Orlando, nos Estados Unidos, é um espaço para empresários, usuários, desenvolvedores e demais parceiros da Research In Motion (RIM) se encontrarem para trocar ideias sobre o que é possível fazer e o que se deseja fazer com a BlackBerry. Não só o que é possível criar para smartphones da BlackBerry e para o seu sistema operacional agora atualizado para a versão 7, mas também, a partir deste ano, para o tablet da fabricante canadense, o PlayBook, e seu sistema operacional próprio, o QNX.

Mas mais do que debater o futuro da plataforma BlackBerry da RIM, e todos os seus "tentáculos", o BlackBerry World é uma oportunidade dos parceiros da empresa, e da própria RIM, mostrarem o que está sendo feito em termos de avanços tecnológicos. O espaço ideal para essas demonstrações é o Solutions Show Cases, local em que os patrocinadores do evento mostram ao público as suas criações. Na 10ª edição, entre acessórios, aplicativos, soluções e demais equipamentos, dois carros de duas marcas bastante cobiçadas chamaram a atenção: um Jaguar e um Corvette.

A Jaguar, fábrica inglesa de automóveis de luxo, mostra no BlackBerry World aquilo que pode ser o futuro da integração entre carros e smartphones. Demonstrado em um Jaguar XJ e com um smartphone da BlackBerry, o sistema chamado de "Connect and View" conecta o dispositivo ao painel de controle do automóvel, dando acesso aos aplicativos de música e de navegação do smartphone, apenas para citar alguns exemplos, em uma tela touchscreen do veículo. O modelo com o sistema que integra um smartphone BlackBerry ainda não é comercializado, mas a Jaguar estuda adotar o sistema que oferece ao usuário integração e personalização do seu carro em seus próximos lançamentos.

Outro carro que chamou a atenção do evento foi um Corvette equipado com o mesmo sistema operacional que o PlayBook, o QNX. Neste carro, não há uma integração com nenhum dispositivo específico, apenas a utilização do sistema, o qual permite que o usuário faça ligações, jogue, escute música e veja vídeos a partir de uma tela touchscreen de 7 polegadas, quase o mesmo tamanho do tablet da RIM. Além disso, o sistema também está presente no painel digital de navegação do modelo, no qual aparecem quilômetros feitos, gasolina, entre outras informações. Até acesso à internet será possível em um carro que utilize o QNX. Por enquanto, é só um protótipo sendo apresentando em um evento, mas pode ser uma realidade caso alguma montadora se interesse.