Um estudo publicado na revista Science aponta que, ao contrário do que se imaginava, alguns dinossauros apresentavam hábitos noturnos. Cientistas da Universidade da Califórnia analisaram a região dos olhos de fósseis de dinossauros e conseguiram comparar com a forma dos olhos dos animais atuais. As informações são do siteNewScientist.
Os pesquisadores mediram o tamanho cavidade ocular e do diâmetro do anel escleral interno e externo em 33 espécies de dinossauros. Eles ainda compararam as medidas com dados de 1.401 espécies vivas de mamíferos, aves, lagartos e cobras, que apresentam padrões de atividade conhecidos.
A partir da observação das espécies vivas, os cientistas perceberam que a característica do olho é importante para determinar o tipo de hábito cultivado pelos animais. Aqueles que apresentam hábitos diurnos tem uma pequena abertura no meio do anel esclerar. Já animais de hábitos noturnos a abertura é bem mais larga.
"O que vimos é que a percepção de que os dinossauros eram ativos apenas durante o dia pode ser rejeitada", diz Lars Schmitz, da Universidade da Califórnia. "Muitos apresentavam hábitos noturnos e outros eram ativos durante o dia e a noite", afirmou.
Segundo o estudo, carnívoros pequenos como o velociraptor apresentavam hábitos noturnos enquanto dinossauros gigantes herbívoros eram ativos tanto de dia quanto à noite. Grandes carnívoros como o Tiranossauro Rex não foram analisados, por falta de fósseis com essa região do olho preservada.