Estudo diz que Blu-Ray 3D estimula muito a emoção e atenção

Um grupo de pesquisadores de Londres descobriu em um estudo que o Blu-Ray 3D "melhora a experiência de entretenimento emocional". Segundo os especialistas, ele gera emoção, atenção e empolgação em maior escala que o Blu-Ray disc ou o DVD. As informações são do site Twice.

Os pesquisadores do Mindlab, ligado ao Centro de Inovação Sussex, em parceria com a Associação Europeia de Blu-Ray, testou 24 pessoas em novembro passado buscando entender o impacto do 3D. Os participantes, que tinham entre 18 e 54 anos, assistiram três clipes com duração entre 90 e 190 segundos nos três formatos: Blu-Ray 3D, Blu-Ray 2D e DVD 2D (disc). Os vídeos eram de filmes hollywoodianos de diferentes gêneros.

Como parte do teste, a equipe mediu a atividade eletro-dérmica, isto é, da pele dos participantes, segundo um índice psicofisiológico que mede as mudanças em caso excitação a partir de pequenos eletrodos afixados na ponta dos dedos de uma das mãos. As atividades cerebrais também foram medidas com um encefalografia para ajudar os pesquisadores a captar a atenção e a emoção direta.

O resultado dos testes foi de que o Blu-Ray 3D é mais efetivo em promover a atenção e a emoção direta. O nível de atenção toral ao Blu-Ray 3D comparado ao Blu-Ray 2D foi 12% maior, enquanto a atenção ao Blu-Ray 2D foi 17% maior do que o DVD. Comparado ao DVD, a vantagem do Blu-Ray 3D é ainda mais impressioantes: 29% mais atenção.

No caso da emoção, um aumento significativo foi observador na comparação entre um Blu-Ray 2D e um DVD, e um aumento de 8% foi registro na comparação entre Blu-Ray 3D e DVD. No que diz respeito ao "nível de engajamento", o Blu-Ray teve um índice 18% maior do que o DVD.

"O estudo mostra que o Blu-ray 3D não é só um grande passo tecnicamente, mas que traz uma melhor experiência de assistir filmes em casa", disse Granham Heaton, executivo do comitê da Associação Euoropeia de Blue-ray. "A pesquisa psicológica na percepção sugere que o cérebro inerentemente prefere imagens em 3D e interpreta imagens em 2D como 3D onde é possível", explicou Heaton. "A tecnologia 3D chama a atenção para as imagens periféricas da tela. Nós também podemos dizer que as imagens em 3D são mais prazerosas que as tradicionais imagens em 2D", concluiu David Lewis-Hodgson, disse o diretor de pesquisa do Mindlab.

Segundo a Associação Europeia de Blu-ray, a popularidade do Blu-ray 3D no Reino Unido deve crescer. O mercado britânico já corresponde a 30% (13 milhões de vendas) da Europa e o conteúdo 3D para televisão vem igualmente aumentando.