Cabral e Lula estarão juntos em Washington para 'Forum de Líderes' da Microsoft

Governador vai apresentar o trabalho do Estado do Rio com inclusão digital e mídias sociais

WASHINGTON D.C. – O governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estarão juntos nesta terça-feira , em Washington (EUA), onde vão participar do "Forum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe - Inspirando a Próxima Geração de Líderes Governamentais", organizado pela empresa de tecnologia Microsoft. Cabral será um dos debatedores do dia, quando vai falar sobre a premiada experiência do Governo do Estado do Rio de Janeiro com mídias sociais e democracia participativa. No dia seguinte, o governador acompanha a palestra do ex-presidente Lula, que será o orador principal do evento.

O Governo do Rio usa as redes Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, Flickr e Formspring.me para se aproximar do cidadão do estado. A comunicação digital será o destaque do painel apresentado pelo governador, sob o tema democracia participativa. No Forum, ele também vai mostrar as iniciativas de inclusão digital feitas em sua gestão, a partir do programa Rio Estado Digital, que leva acesso à internet sem fio, de graça, a 13 localidades do estado, beneficiando cerca de 2,5 milhões de pessoas, inclusive de comunidades carentes.

No MIT, destaque para as viradas econômica e de pacificação do Rio

No sábado (02/04), o governador Sérgio Cabral falou sobre a virada econômica e de pacificação do Rio de Janeiro em sua palestra na Conferência Latino-Americana, na prestigiada universidade Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge. Cabral avaliou a importância do sucesso da política de segurança pública para que o estado do Rio mantenha o poder de atração de investimentos que tem caracterizado a atual administração, especialmente por conta do extenso calendário de eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 

O governador explicou que a retomada pelo Estado de áreas antes controladas por organizações criminosas deu-se por meio de diferentes ações de inteligência e estratégia policial, com destaque para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

- Em fevereiro, inauguramos a 16ª UPP, no Morro dos Prazeres, comunidade que fica no charmoso e turístico bairro de Santa Teresa. Vamos implementar a mesma política em outras áreas já delimitadas pelo setor de inteligência da nossa Secretaria de Segurança. Até 2014, vamos levar a pacificação a todas as comunidades do nosso estado que ainda estejam de alguma forma controladas por bandidos armados - afirmou.

Sérgio Cabral lembrou ainda que o presidente americano, Barack Obama, e  família visitaram há duas semanas, no Rio de Janeiro, a comunidade Cidade de Deus, pacificada com a UPP.

- A Família Obama teve a chance de comprovar 'in loco' a profunda transformação que milhares de pessoas estão passando no Rio. A virada na vida real, com a pacificação - disse o governador.