Wolfram Alpha combina agilidade do Google e saber da Wikipédia

Para muitas pessoas, o sistema de busca mais acessado do mundo, o Google, é o que de mais definitivo existe quando se fala de tecnologia intuitiva e competente, que conduz o usuário exatamente ao lugar que procura. Mas, que tal combinar a precisão do Google com, por exemplo, o conhecimento da Wikipédia? Essa ferramenta existe e se chama Wolfram Alpha, uma "máquina de respostas", na melhor acepção que essa expressão pode ter. O serviço online não se limita à repsosta objetiva: ele cria, em vez disso, uma estrutura de dados que envolvem o verbete pesquisado, dimensionando o objeto de pesquisa dentro de um complexo contexto.

O Wolfram Alpha foi contruído a partir de cinco milhões de linhas e expressões matemáticas e 10 mil computadores. A empresa Wolfram Research, mantenedora do site, da cidade de Champaign, do estado de Illinois, nos EUA, criou dois softwares usados especificamente nos campos da engenharia e da ciência, chamados Mathematica e gridMathematica, para estruturar a ferramenta. O segundo é uma extensão do primeiro que permite que diversos processos acontecem ao mesmo tempo no Mathematica.

Toda a capacidade do Wolfram Alpha foi, na verdade, constituída em cima do weMathematica. O software nasceu da ideia do idealizador da companhia Wolfram Research, Steven Wolfram, em 1988. Até hoje, o software já sofreu 20 atualizações, sendo a última datada de 15 de novembro de 2010, o Mathematica 8.0, que roda em Mac OS X, Linux e Windows. Algumas das funções do programa incluem matemática binária básica, matemática especial, ferramentas simbólicas e númericas para matemática complexa, suporte para 2D e 3D e mais algumas dezenas de funções avançadas de cálculo que somente grandes especialistas da área conseguem entender.

O Mathematica também consegue fazer um mapeameamento em tempo real de duas constantes: tempo e mercado financeiro, de modo que sempre que se pesquisa, por exemplo, sobre a cidade de São Paulo, o site fornecerá a previsão do tempo para aquela região naquele exato momento, assim como dados de umidade relativa do ar e velocidade do vento. Além disso, ele também fornece os dados de população, elevação da região em relação ao nível do mar, área da região pesquisada, as cidades próximas, apelidos da cidade e até personalidades que nasceram no local.

Embora o Wolfram Alpha tenha mais de um ano de existência, ele não é tão popular quanto o Google ou a Wikipédia, por exemplo. É possível que isso ocorra porque, diferentemente das outras ferramentas, ele não possui versão para outra língua que não seja o inglês. Portanto, todas as pequisas por palavras, que não se tratem de nomes próprios, de nomes de estabelecimentos e de localizações geográficas, devem ser pesquisados na língua inglesa.