Sophos descobre novo trojan no Mac OS X

 

A empresa britânica de antí-virus Sophos anunciou nesta segunda-feira que descobriu um novo trojan que tem como alvo os usários do Mac OS X. O novo trojan é chamado deBlackHole Hat e é considerado uma variante do Remote Access Trojan destinado ao Windows.

O nome BlackHole também é utilizado por um software legítimo que tenta aumentar a segurança no Mac. O aplicativo evita que o usuário tenha acesso a arquivos perigosos. No entanto, o trojan apresenta uma interface em alemão e inglês, além de mostrar as seguintes funções: enviar arquivos para a área de trabalho, reiniciar o computador ou desligar o computador. Depois, é aberta uma janela que pede o nome de usuário e senha.

Depois de acessar uma das opções, o usuário é avisado que foi infectado por um cavalo de troia e pode ter o computador invadido a qualquer momento por outro usuário. Na mensagem, se havia ainda que está sendo desenvolvido um vírus que vai desativar todas as funções do Mac. O cavalo de troia ainda ironiza a segurança dos computadores da Apple: "Muitas pessoas pessoas pensam que um Macs não pode ser infectados, mas olhe, você está infectado!".

Segundo a Sophos, os computadores são infectados pelo novo trojan normalmente através de sites de downloads ilegais como o Torrent. Outro motivo pode ser a vulnerabilidade dos navegadores ou plugins.

A companhia diz que seu anti-vírus detecta o trojan e o deleta automaticamente.