Navegar na rede não é seguro, afirma 'pai' da internet

Tido por muitos no meio da tecnologia como um dos "pais" da internet, Vint Cerf deu uma entrevista para a publicação norte-americana Wall Street Journal sobre os caminhos da internet no futuro. Para ele, o grande desafio é desenvolver navegadores que não sejam suscetíveis a vírus, porque, até o momento, navegar na rede não é seguro.

Segundo Vint Cerf, o problema da segurança dos navegadores pode ser minimizado, senão exterminado, com o uso de plataformas abertas, como utiliza o Chrome, do Google.

"Os navegadores são ingênuos quando se trata de baixar e executar softwares (...) Plataformas abertas permitem que as pessoas encontrem problemas e consertem", afirmou, acrescentando que esta é o principal meio pelo qual malwares entram e infectam os computadores.

Vint Cerf ainda comentou o papel central que a internet representa na economia da China e afirmou que somente as empresas que entenderem que a rede é necessária para controlar a produção das grandes empresas, por exemplo, vão sobreviver.