MG confirma primeira morte por dengue em 2011

BELO HORIZONTE - Um menino de cinco anos morreu em decorrência da dengue, na cidade de Januária, região norte de Minas Gerais. A Secretaria Estadual de Saúde não informou a data da morte. Foi o primeiro registro de óbito pela doença em 2011. A morte de outro paciente, que apresentava sintomas de febre hemorrágica, também está sendo investigada.

Minas apresentou uma redução nos casos suspeitos de dengue nas primeiras semanas de 2011 em relação ao ano passado, quando foram notificados 24.612 e confirmadas 36 mortes. Neste ano, são 6.639 casos. "A infestação continua alta. Devemos lembrar que 60% dos casos foram provocados pela reintrodução do tipo 1", explica o superintendente de Epidemiologia da Secretaria, Francisco Lemos, se referindo ao tipo da doença menos comum nos últimos anos.

Cerca de 400 agentes dão apoio ao combate ao mosquito Aedes aegypti em municípios com altos índices de infestação. Ao todo, o estado investirá no programa R$ 60 milhões até junho. As regiões que mais preocupam são o leste e o nordeste de Minas. "Boa parte dos pedidos de internação por dengue vêm desses municípios", disse.