Imagem mostra galáxia de disco puro

 

A galáxia brilhante NGC 3621, capturada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) em La Silla, no Chile, parece ser um exemplar perfeito de uma espiral clássica. Porém, por não possuir bojo central, é descrita como uma galáxia de disco puro.

A NGC 3621 é uma galáxia espiral situada a cerca de 22 milhões de anos-luz de distância na constelação da Hidra. É relativamente brilhante e pode ser observada com um telescópio de tamanho médio. A galáxia tem a forma de uma panqueca achatada, o que indica que ainda não interagiu de forma direta com outra galáxia, sofrendo por exemplo uma colisão galáctica, o que teria criado um pequeno bojo em seu centro.

A maioria dos astrônomos pensa que as galáxias crescem por fusão com outras galáxias, num processo chamado formação hierárquica de galáxias. Com o tempo este processo cria bojos grandes no centro das espirais. Investigações recentes sugeriram, no entanto, que galáxias espirais sem bojo, ou de disco puro, como a NGC 3621, são na realidade bastante comuns.