Wikipédia se esforça para aumentar participação de mulheres

A Wikipédia está se esforçando para aumentar a participação feminina na edição de verbetes da enciclopédia online. Um estudo feito pela Wikimedia, fundação que mantém a Wikipédia, apontou que apenas 15% dos centenas de milhares de editores do site são mulheres. A organização quer aumentar esse número para 25% até 2015.

De acordo com o The New York Times, o esforço não é ampliar a diversidade somente pela diversidade, mas pretende melhorar a qualidade da enciclopédia. "Trata-se de garantir que a enciclopédia seja tão boa quanto possa ser. A diferença entre a Wikipédia e outros produtos é que editorialmente wikipedistas não são profissionais, eles só são convidados a trazer o que sabem. Todo mundo traz sua migalha de informação para a mesa. Se não estiverem na mesa, não nos beneficiamos com sua migalha", disse Sue Gardner, diretora-executiva da fundação.

A diferença entre os sexos, segundo Sue, pode trazer disparidade no tratamentos entre diversos assuntos. De acordo com o jornal, o verbete da série Sex and the City, por exemplo, inclui apenas um breve resumo de duas ou três frases de cada episódio, enquanto o verbete da série Os Sopranos inclui longos artigos detalhados sobre cada episódio.