Aplicativo para Iphone estimula "espionagem" de vizinhos nos Estados Unidos

Um novo aplicativo para iPhone está gerando polêmica nos Estados Unidos. Segundo o Daily Mail, o PatriotApp conecta o telefone a órgãos como o FBI e a Agência de Proteção Ambiental, e o usuário pode, com o toque de um botão, soar o alarme para terrorismo, atividades suspeitas, pandemia de saúde ou problema de segurança ambiental.

Enquanto os desenvolvedores afirmam que o app é uma maneira útil de formar "cidadãos melhores", críticos o condenam por tornar os usuários uma rede de espiões do governo, diz o Daily Mail. Eles afirmam que é o software "poderia ser facilmente vulnerável a abusos de pessoas com agenda questionável".

Já a empresa Citizen Concepts, criadora do app, afirma que ele foi desenvolvido para "encorajar os cidadãos a participar da guerra ao terror e proteger suas famílias e comunidades vizinhas". A expectativa da companhia é que que sejam denunciados gastos de governo, segurança nacional, discriminação e assédio sexual, por exemplo.

Em um fórum na internet, alguns usuários criticaram o programa. "Ainda não é 1984 - felizmente - mas pode ser motivo de preocupação", escreveu um deles. "Parece de verdade que o Big Brother está vigiando você", disse outro.

O aplicativo custa US$ 0,99 e também pode se conectar às páginas do Facebook e do Twitter, para enviar os alertas a partir de redes sociais.