SP: mutirão de testes HIV terá plantão no sábado

SÃO PAULO - O mutirão de testes HIV que estão sendo realizados em todo o estado de São Paulo pela Secretaria de Saúde terá um plantão neste sábado. A previsão do governo estadual é que a campanha "Fique Sabendo", iniciada na última terça-feira, consiga realizar cerca de 120 mil exames até o dia 1ª de dezembro, dos quais 20 mil serão testes rápidos, com resultados em cerca de 15 minutos.

Em alguns municípios também haverá atividades de testagem fora dos serviços de saúde ou unidades que irão funcionar em horários alternativos, visando expandir o acesso do exame anti-HIV à população.

A ação tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

De acordo com a Secretaria da Saúde, mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde. Ao todo foram mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório.