Temporão diz que vacina da dengue testada no ES pode ser eficaz

 Teresina - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta terça-feira em Teresina (PI) que a vacina da dengue tem chances de ser eficaz nos testes realizados em Vitória (ES). "Estamos confiantes. Há grandes chances da vacina ser eficaz. Infelizmente vamos demorar de três a cinco anos para que a vacina esteja no programa nacional de imunização", disse o ministro ao lançar na capital piauiense o plano de combate à dengue.

No País, dez estados, entre eles o Piauí, estão com alto risco de epidemia da dengue. Nos últimos 11 meses foram registrados 7.700 casos da doença e seis mortes em municípios piauienses. Os primeiros testes em humanos com a vacina iniciaram no mês de agosto em Vitória, em um grupo de 150 jovens de 9 a 16 anos.

Temporão disse que enquanto a vacina não é concluída, não se pode fazer "milagres", e que o caminho é trabalhar com a vigilância, mobilização e educação. Ao lançar a campanha "Dengue: se você agir, podemos evitar" em Teresina, o ministro pediu apoio da população, dos prefeitos, governadores, empresários e da igreja.

Nova CPMF

O ministro disse acreditar que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) ajude na regulamentação da emenda constitucional número 29 para o financiamento da saúde. "Não vou entrar nessa polêmica de nova CPMF, isso é problema do Congresso Nacional. Os recursos terão que vir ou de uma lei nova ou de orçamento da União", disse.

O ministro se esquivou de responder perguntas de jornalistas de que teria sido convidado pela presidente eleita Dilma Rousseff para permanecer na pasta da Saúde. Ele disse apenas que Dilma está à vontade para a escolha no ministério. "Se não for convidado, eu sou professor da Oswaldo Cruz e volto a dar aula", afirmou o ministro.