Blogueira cubana Yoani Sánchez agraciada com o prêmio CEPOS da liberdade

COPENHAGUE - A dissidente cubana e dona de um influente blog Yoani Sánchez foi agraciada nesta terça-feira com o prêmio CEPOS (Center for Political Studies) da liberdade por sua luta em favor da liberdade de expressão, anunciou o site dessa organização independente.

Com seu blog ''Generación Y'' (www.desdecuba.com/generacionay), Yoani Sánchez, que nasceu em Cuba em 1975, "exige o direito de exercer sua liberdade de expressão em suas críticas quanto às condições atuais em Cuba", afirma o CEPOS.

"Ela se arrisca a anos de prisão como outros cubanos que se atreveram a emitir a menor crítica contra o regime comunista", prossegue o CEPOS, que também entregará 300.000 coroas dinamarquesas (cerca de 40.000 euros).

Yoni lançou seu blog "Generación Y" em 2007, que foi traduzido em mais de 15 idiomas por voluntários, e conseguiu rapidamente uma notoriedade em nível local e mundial, a ponto do governo cubano decidir proibir o acesso a ele através dos terminais públicos da ilha. Ela também lançou um livro, "De Cuba, com carinho", com uma seleção de seus melhores posts.

O CEPOS (www.cepos.dk) foi fundado em 2004 por empresários, intelectuais e personalidades do mundo da cultura dinamarquesa.