TEDxPortoAlegre abre com palmas e educação criativa

Com o Theatro São Pedro lotado, por volta das 9h deste sábado, começou o primeiro TEDx no Sul do País, em Porto Alegre. Renata Simões, mestre de cerimônia, subiu ao palco para falar da missão do evento. O "x", que ao mesmo tempo marca a independência do TEDx, é também sinônimo de multiplicação, de espalhar as ideias que inspirem a melhorar o mundo.

A anfitriã Eva Sopher subiu ao palco a seguir, falou da importância da disseminação de ideias e da 'paixão que inspira', tema do evento. Foi aplaudida de pé pelo auditório lotado.

A primeira das palestras se inicia. O publicitário e roteirista de humor Tiago Mattos diz que a palavra que o guia é "criatividade", desde que seja envolvida pela emoção. Ele ajudou a fundar a Perestroika, escola de atividades criativas, na qual é o "diretor of whatever".

Para Mattos, o mundo vive hoje a cultura da superconexão. "Eu divido meu cérebro com o Google", brinca. Neste novo contexto, amadores se tornam profissionais da educação. A informação é mais acessível e todo mundo pode se transformar em um mestre em assuntos específicos com alguns cliques e muitas horas de concentração, sem sair da cadeira do computador de casa.

Nessa linha de raciocínio, ele propõe uma reflexão pertinente: por que precisamos de professores? Para Mattos, o papel do professor é cada vez menos passar conhecimento e cada vez mais passar inspiração.

Numa época em que se tem acesso universal a tudo, é fácil preencher o desconhecido sozinho, diz. O próximo passo, então, acontece quando o conhecimento se realiza por meio da inspiração na medida em que ela incentiva a experiência conectiva. E se o mundo da internet puder ajudar as pessoas a conectarem assuntos mais facilmente, será melhor ainda.

"O mundo precisa de gente que faz", terminou Mattos.

TED e TEDx

 
O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, na sigla em inglês) surgiu em 1984, na Califórnia, como uma conferência anual para debater novas ideias. Ligados a ele, mas autônomos, surgiram os TEDx, eventos que reunem pensadores e ativistas para, em palestras curtas entre seis e 18 minutos, expor teorias, experiências e pensamentos que possam inspirar um mundo melhor. O "x" marca a independência do evento. No Brasil, houve edições do TEDx em São Paulo, Rio de Janeiro e na Amazônia.