EUA propõe novos anúncios com advertências em maços de cigarrro

WASHINGTON, 10 Nov 2010 (AFP) -Autoridades de saúde dos Estados Unidos propuseram nesta quarta-feira uma série de novos anúnciosnos maços de cigarro para advertir sobre os danos que o tabagismo pode causar, informou a agência de controle de alimentos e medicamentos (FDA).

A FDA receberá sugestões da população até 9 de janeiro de 2011, antes de escolher "nove textos de advertência maiores e mais notáveis, assim como a cor das imagens gráficas que representam as consequências negativas para a saúde do hábito de fumar", afirmou em um comunicado.

Até outubro de 2012, as novas advertências estarão impressas em todos os maços de cigarro distribuídos nos Estados Unidos, assim como em todas as propagandas publicitárias de cigarros.

"Hoje, a FDA toma uma iniciativa crucial para reduzir o balanço enorme de doenças e mortes causadas pelo tabagismo, propondo uma mudança drástica na forma de apresentar os maços de cigarro e os avisos publicitários neste país", declarou a comissária do FDA, Margaret Hamburg.

"Quando a norma entrar em vigor, as consequências do tabagismo serão mais óbvias cada vez que alguém pegar um maço de cigarro".

Cerca de 443 mil pessoas morrem por ano nos Estados Unidos devido ao consumo de tabaco, tornando-se a principal causa de morte prematura e evitável, afirma a FDA.