Astrônomos captaram imagem de galáxia formada por colisão

 

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) captaram imagem da galáxia Átomos pela Paz (NGC 7252). Essa galáxia foi formada pela colisão de outras duas, e é famosa por fornecer oportunidade de estudo dos efeitos da fusão de galáxias na evolução do Universo.

A imagem retrata uma colisão, tendo ao fundo um campo de galáxias distante. São vistas, também, caudas produzidas por correntes formadas por estrelas, gás e poeira. Além delas, a imagem mostra conchas que se formam quando gases e estrelas são arrancados das galáxias em colisão e se juntam em torno do núcleo da nova galáxia formada.

Para os astrônomos, a galáxia Átomos da Paz pode ser uma previsão do que ocorrerá com a Via Láctea. É previsto que, daqui a três ou quatro milhões de anos, a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda colidam. Porém, a distância entre as estrelas no interior de uma galáxia é tão grande que é improvável que o Sol colida com outra estrela.

A galáxia Átomos da Paz se localiza a cerca de 220 milhões de anos-luz da Terra, e tem esse nome por causa de um discurso do ex-presidente americano Dwight D. Eisenhower, que disse que visava promover a energia nuclear para fins pacíficos. O discurso foi apelidado de Átomos pela Paz, e como obteve fama na comunidade científica, a galáxia NGC 7252 recebeu esse nome.