Facebook burla bloqueio do Google a dados de usuários

 

O Facebook encontrou uma maneira de contornar a restrição do Google ao acesso de dados de usuários. Na semana passada, o Google bloqueou a importação automática dos contatos de e-mail de seus usuários por outros serviços.

A empresa aproveitou um recurso do Google que permite que os usuários baixem seus próprios dados. Um link direto no site do Facebook permite o download das informações e o upload na rede social.

O Facebook, que conta com mais de 500 milhões de usuários, depende de serviços de e-mail como o Gmail do Google para ajudar novos usuários a encontrar amigos na rede social.

O Google acusou o Facebook de não ser recíproco, impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações. "Decidimos mudar um pouco para refletir o fato de que nossos usuários muitas vezes não sabem que, quando você importa seus contatos para sites como o Facebook, efetivamente, eles ficam presos", disse o Google na semana passada, em comunicado. "Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites."