Google lança navegação por GPS em smartphones no Brasil

 

     SÃO PAULO - A Google libera aos usuários brasileiros de smartphones dois novos recursos para uso em Android e iPhone: pesquisa por voz e navegação por GPS, que até então não funcionavam nos aparelhos locais.

A busca por voz permite, em dispositivos com sistema operacional Android com versão 2.1 ou superior ou iOS (iPhone), que os usuários façam buscas na web usando comandos de voz. O aplicativo Google Pesquisa de Voz converte voz em texto automaticamente, trazendo resultados em tempo real: basta apertar o botão de voz (no Android) ou aproximar o telefone do ouvido (no iPhone) para falar o termo desejado. Entre os resultados também estão imagens, notícias relacionadas, conversão de unidades e até mesmo localizar bares e restaurantes próximos ao usuário.

Além de buscas, o recurso se integra a outros aplicativos do Android, como o Google Maps. No Android, o aplicativo Pesquisa por Voz já está disponível para download no Android Market. Na App Store do iOS, o Google Mobile App ativa os recursos de voz.

Já a navegação por GPS permite que os donos de aparelhos Android com Google Maps instalado recebam instruções passo a passo em rotas pré-determinadas, como já ocorre em aparelhos GPS convencionais e em smartphones da Nokia (com o aplicativo Ovi Mapas, também gratuito).