Macacos conseguem reconhecer-se no espelho, diz estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, afirma que macacos reconhecem seu reflexo em espelhos. Trabalhos anteriores apontavam que macacos, ao ver seu reflexo, entendiam a imagem como um intruso ou simplesmente a ignoravam. Porém, o novo estudo mostra que se colocados em frente a espelhos por períodos maiores de tempo, os macacos observam com mais atenção a imagem e conseguem reconhecer-se pelo reflexo de suas genitálias. As informações são do site LiveScience.

Dentre os primatas, anteriormente sabia-se apenas que os chimpanzés, parentes mais próximo do homem, conseguem reconhecer sua imagem. Todas as outras espécies falharam em testes de reconhecimento de reflexos.

O estudo, inicialmente, era sobre déficit de atenção em primatas. Enquanto examinavam os macacos colocando implantes de eletrodos em suas cabeças, o cientista Abigail Rajala, membro da equipe, percebeu que um dos animais, já com o eletrodo implantado, havia reconhecido a si em um espelho. O foco do estudo foi totalmente alterado a partir deste momento.

Ao serem colocados em frente aos espelhos, alguns macacos com implante mudavam a direção do espelho para observar melhor algumas partes do corpo, como as genitálias, e então se reconheciam. Já os sem implante sofriam mais dificuldades.

Segundos os cientistas, o implante na cabeça fez com que os macacos tivessem curiosidade em entender o que estava acontecendo em seu corpo, e por isso a observação no espelho foi realizada com mais atenção até que eles conseguiram entender que estavam vendo a si próprios.