Google Street View: erro nomeia Rio de Janeiro como "lixão"

O Google cometeu uma gafe com o estado do Rio de Janeiro. O nome do estado, em todas as cidades registrados pelas câmeras do Google Street View, foi substituído pela palavra inglesa Landfill, que significa aterro sanitário ou, de forma mais coloquial, "lixão".

O Google Street View, serviço adicional ao Google Maps que permite visualizar imagens reais dos locais buscados, entrou em atividade nesta quinta-feira no Brasil, com bastante entusiasmo. Não demorou muito para que os usuários começassem uma verdadeira caça por familiares, pessoas e locais conhecidos.

A Praia de Copacabana, conhecida internacionalmente, a nobre Ipanema e até mesmo a estrada que leva ao Cristo Redentor, no Corcovado, receberam a desagradável nomeação. A cidade de Niterói, também mapeada, contém a mesma palavra.

Isso não acontece nos estados de São Paulo e Minas Gerais, nomeados corretamente. Procurada pela Geek, o Google informou através de sua asessoria de imprensa que o sistema associou incorretamente parte do nome do Aterro do Flamengo ao campo que abriga o nome do estado. O erro, segundo a empresa, já está sendo corrigido.