Apple lança iPhone 4 na China, principal mercado de telefonia móvel

PEQUIM, 25 Set 2010 (AFP) -A Apple lançou este sábado, na China, seu iPhone 4, com a abertura de duas novas lojas em Pequim e Xangai, que atraíram muitos aficcionados ao país, que é o principal mercado mundial de internet e telefonia móvel.

Dezenas de pessoas fizeram fila, algumas durante mais de 24 horas, para serem as primeiras a ter o novo aparelho.

"É como uma festa", disse Yu Zhonghui, o primeiro da fila em Pequim, onde esperava pacientemente a vez desde as cinco da manhã de sexta-feira, noticiou o jornal Global Times.

O iPhone 4 é vendido nas lojas Apple e pela operadora China Unicom, que já tinha recebido na sexta-feira 50 mil pedidos na sexta-feira passada, primeiro dia em que os clientes puderam encomendar o ''smartphone''.

A versão de 16 Gigabytes do iPhone 4 custa 4.999 iuanes (739 dólares) e a de 32 Giga, 5.999 iuanes (887 dólares). Os preços são muito mais altos do que nos Estados Unidos, onde os aparelhos são vendidos por 199 dólares a versão de 16 Giga e 299 dólares, a de 32 Giga.

Há apenas uma semana, outras filas tomaram conta das principais cidades chinesas para a aquisição do iPad.

A Apple tem quatro Apple Stores na China e a marca da maçã espera ter um total de 25 no país antes do fim de 2011.

Assim como acontece com outros produtos Apple, o iPhone 4 já era vendido na China antes de seu lançamento oficial, graças às importações ilegais de Hong Kong e do exterior ou à venda do aparelho fabricado na China para exportação.

A China tem pelo menos 420 milhões de internautas e mais de 800 milhões de usuários de telefones celulares, segundo números oficiais publicados no fim de junho.