Conheça duas das placas de vídeo mais rápidas do planeta

A empresa de tecnologia Asus lançou, neste ano, duas placas de vídeo que prometem viciar os colecionadores, os geeks tecnológico e amantes de games. São a Asus ARES e Asus MARS, as mais rápidas atualmente no planeta, de acordo com representantes. Foram fabricados mil exemplares no mundo e enviados para exposição em lojas de parceiros da empresa. Destes, cinco vieram para o Brasil: dois em Porto Alegre, dois em São Paulo e um em Belo Horizonte.

Segundo Gustavo Gravina, representante da loja da Compujob do shopping Iguatemi, em Porto Alegre, a intenção foi criar uma espécie de "artigo de luxo" do mundo digitial para brincar com o desejo dos consumidores.

A Asus MARS é equipada, em um único slot, com duas placas GeForce GTX 285, a com maior potência da Nvidia, cada uma com 1GB de memória. Além disso, ela também possui mais 2GB de memória adicional. Já a Asus ARES deve agradar ainda mais os aficionados por games. Ela tem dois processores gráficos AMD ATI Radeion HD5870 e traz 4GB de memória RAM do tipo GDDR5, cuja performance alcança a velocidade de 1,2 GHz.

Gravina destacou o sistema de refrigeração diferenciado das placas. Como o sistema exige muito e, por isso, o aquecimento é grande, é necessário que o esfriamento da peça seja eficaz para não prejudicar a performance do usuário. "O sistema de refrigeração demorou cerca de seis meses para ser desenvolvido e passou por um teste de 96 horas ininterruptas de atuação", contou.

As placas de alto desempenho não são para o usuário comum, que utiliza uma máquina somente para comunicadores instantâneos e navegação online ou em mídias sociais, por exemplo. Tanto o preço quanto a performance são para quem vai demandar muito da placa, com jogos pesados do tipo Crysis I e o ainda não lançado Crysis II. Elas custam cerca de US$ 1.200 e ainda não podem ser compradas em larga escala, pelo usuário "comum".

Em Porto Alegre, os produtos serão expostos até o dia 30 de setembro, nas lojas da Compujob dos shoppings Iguatemi e BarraShopping.