Banana verde ajuda na prevenção de doenças, segundo especialistas

JB Online

RIO DE JANEIRO - A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como seu maior consumidor e segundo maior produtor. Sendo assim, os brasileiros têm fácil acesso a essa fruta de elevado valor nutricional. A banana é rica em amido (energia), vitaminas e mineiras , explicam as nutricionistas da Rede Mundo Verde, Natalia Lautherbach e Thaís Souza.

A banana verde, quando cozida, pode ser considerada como um alimento funcional por conter grade quantidade de amido resistente, que é similar a uma fibra alimentar.

O amido resistente não é digerido e, conseqüentemente, não é absorvido pelo organismo. Dessa forma, acaba sendo fermentado no intestino grosso e produzindo substâncias que servem como fonte de energia para o crescimento das bactérias benéficas do nosso intestino. Dessa forma, há uma absorção correta dos nutrientes e um aumento na barreira para entrada de substâncias prejudiciais.

De acordo com as nutricionistas, alguns estudos apontam que a ingestão de amido resistente contribui para a redução do colesterol sangüíneo, o que auxilia no controle do colesterol. Por conta disso, a banana verde pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. A banana verde favorece também o funcionamento intestinal, o que contribui para prevenção e controle de quadros de diarréia e constipação. Além de auxiliar na prevenção de câncer de intestino. Além desses benefícios, a fruta ainda é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre de maneira gradativa. Isso permite prevenir e controlar o diabetes. Outro benefício dessa propriedade da banana verde é proporcionar aumento da saciedade, auxiliando assim os indivíduos que desejam perder peso.

A partir da banana verde cozida podem-se originar subprodutos como, por exemplo, a biomassa e a farinha de banana verde. Ambos podem ser utilizados no preparo de pães, bolos, cookies ou adicionados em sucos de frutas, vitaminas e sopas.

Confira abaixo algumas receitas com a fruta:

· Receitas

Suco de frutas com biomassa de banana verde

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de uva itália sem sementes, de preferência orgânica

- 3 kiwis, de preferência orgânicos

- Suco de 2 laranjas pêra, de preferência orgânicas

- 2 colheres (sopa) da biomassa de banana verde

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir com cubos de gelo.

Rendimento: 02 porções

Valor Calórico: 113 calorias

Bolo de limão com farinha de banana verde

Ingredientes

4 ovos orgânicos

1 xícara e ½ (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de suco de limão

½ xícara (chá) de óleo de coco extravirgem orgânico

½ xícara (chá) de farinha de banana verde

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal marinho

Modo de Preparo

Misturar as farinhas, o fermento e o sal. Reservar. Bater os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescentar aos poucos o suco de limão e mexer até ficar homogêneo. Adicionar aos poucos a primeira mistura. Mexer bem. Acondicionar a mistura em uma forma untada e assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Salpique raspas da casca de limão após o bolo estar pronto.

Rendimento: 22 porções

Valor calórico: 128 calorias por porção.