YouTube mostra um dia na vida de pessoas do mundo todo

Agência AFP

S O FRANCISCO - O YouTube colocou no ar nesta terça-feira seu canal "Life in a Day" ("a vida em um dia"), que permite ver vídeos feitos por pessoas do mundo todo mostrando um dia de suas vidas.

Os vídeos foram feitos desde 24 de julho para fazer parte de um documentário do diretor escocês Kevin Macdonald e do produtor britânico Ridley Scott, que tem como objetivo "mostrar um dia na Terra".

Um total de 80.000 vídeos foram enviados de 197 países no que o YouTube indicou ser um projeto que criará "o maior filme do mundo criado por usuários".

"Agora, você pode explorar muitos desses vídeos na nossa galeria do canal Life in a Day", disse Nate Weinstein, do marketing do YouTube. "Para navegar facilmente, você pode escolher vídeos pela geografia, hora do dia, humor e mais."

O canal está no youtube.com/lifeinaday.

Kevin Macdonald e Ridley Scott estão escolhendo fragmentos de vídeos para o documentário "Life in a Day" que será apresentado em janeiro de 2011 no Festival de Sundance, em Utah.

Scott já venceu diversos Oscar por "Blade Runner, o Caçador de Andróides", "Gladiador", "Thelma & Louise", entre outros.

Macdonald dirigiu "O Último Rei da Escócia", "Touching the Void," "One Day in September", entre outros.

O YouTube, empresa do Google, descreve o projeto como um "experimento cinematográfico histórico" com o objetivo de "documentar um dia, do ponto de vista de pessoas do mundo todo".

Os colaboradores que participarem da edição final serão creditados como co-diretores e 20 deles serão selecionados para participar da premiere.