Temporão: Dados sobre obesidade entre brasileiros acendem alerta

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que os dados sobre o crescimento da obesidade entre os brasileiros acendem um alerta vermelho . Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso. O sobrepeso é maior entre os homens (50,1%) do que entre as mulheres (48%).

Estamos em uma situação de absoluto alerta vermelho. O crescimento da obesidade na última década aponta para uma realidade: homens e mulheres estão acima do peso , disse o ministro.

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, o percentual de excesso de peso entre os homens saltou de 29,8%, em 1989, para o índice atual (50,1%). O percentual entre as mulheres, no fim da década de 80, era de 41,4%.

Nesse ritmo, Temporão estimou que em dez anos o problema no Brasil atingirá dois terços da população adulta a mesma proporção dos Estados Unidos (63%).

O Brasil se aproxima perigosamente do mesmo nível de excesso de peso dos Estados Unidos, o que é péssimo do ponto de vista da qualidade de vida e da perspectiva de doença e sofrimento .

O excesso de peso é considerado fator de risco para a saúde e pode acentuar problemas como hipertensão arterial, diabetes e infarto.