O novo bilhão da internet

Agência AFP

MUMBAI - O grupo de países Brici (Brasil, Rússia, Índia, China e Indonésia) dobrará de 2010 para 2015 o número total de usuários da internet, que será então três vezes superior ao do Japão e Estados Unidos juntos, destacou o Boston Consulting Group (BCG).

Em um estudo, o BCG afirma que 610 milhões de habitantes dos BRICI usam regularmente a internet atualmente e que 1,2 bilhão o farão em 2015, ou seja, três vezes mais que nos Estados Unidos e Japão somados.

"O crescimento de internautas será estimulado principalmente pelos jovens, que constituirão o ecossistema do mercado digital das gerações futuras", afirma o estudo.

"Hoje em dia, 60% dos internautas têm menos de 35 anos", destaca o estudo, que tem como título "O novo bilhão da internet".

"Com a alta renda e as necessidades mais sofisticadas em termos de internet, esta é uma oportunidade colossal para as empresas do setor digital que queiram vender serviços e bens", prevê o BCG.

No Brasil e Rússia, o número de compradores de computadores ainda pode aumentar, mas em outros países, os internautas poderão passar a usar os telefones celulares para a conexão.