Nova atualização do PS 3 bloqueia uso de jogos piratas

Portal Terra

S O PAULO - Desde que a gigante japonesa criou restrições para a modificação no software do console Playstation 3, como a instalação de outros sistemas operacionais, começou a corrida em busca de um destravamento. Alguns "jailbreaks" - soluções alternativas que burlam as restrições impostas pela empresa - foram desenvolvidos e divulgados na internet. Uma atualização, publicada ontem pela Sony, pode impedir que estas soluções alternativas sejam adotadas.

Segundo o site TechRadar, a Sony parece ter corrigido um problema da firmware de versão 3.41, que permitia o destravamento.

No blog oficial do PS3 nos EUA, a empresa diz que o update para a versão 3.42 "inclui elementos adicionais de segurança", sem deixar claro do que se tratam essas características, minimizando sua importância.

De acordo com o site Kotaku, o blog europeu, por sua vez, traz uma descrição menos incompleta, que diz que o "patch corrige uma vulnerabilidade de segurança no softwa re do sistema".

O pessoal do site eXophase realizou alguns testes e afirma que os jailbreaks denominados PSFreedom, PSGroove e PSJailbreak, capazes de permitir a execução de softwares externos a partir da porta USB, já não funcionam depois da atualização.

O update pode ser feito a partir do próprio console, conectado à internet, ou com o auxílio de uma pendrive. Mais informações e instruções sobre como atualizar a firmware do PS3 estão disponíveis na página de suporte da plataforma, através do link https://bit.ly/bexYDd.